sexta-feira, 22 de outubro de 2010

TEXTO PARA REFLEXÃO

ESTE TEXTO É DE MINHA AUTORIA.

Particularidade de uma educadora

                   Há..., como o ato de educar é divino, um toque suave de Deus na humanidade. Toda vez que me proponho a realizar esta reflexão, não encontro outra  palavra que descreva tal sensação se não a de “encanto”.           
Todo ser humano possui este dom basta olharmos para qualquer família, veremos pais que mesmos atropelados pela dura vida cotidiana, tentam sustentar e educar seus filhos, consequentemente arraigado a este fato, por muitas vezes, na primeira infância, ainda bebês, as crianças tem se lançado à aventura do saber, proporcionada pelas instituições educacionais, sob a responsabilidade das “Educadoras”, de brincar, cuidar e educar.
É com tristeza que vejo esta denominação gerando inúmeras discussões, digamos inúteis, pois sua essência e compromisso vão além.
Não me importa tantas ou quantas mudanças educacionais possam vir a ocorrer em detrimento a pré julgamentos políticos, governamentais, orçamentário ou desigualdade financeira. O que verdadeiramente me importa é a ética que cultuo na minha prática educacional, ao lidar com pequenas vidas que um dia serão enormes com infinitas possibilidades.
E lá estarei e sempre serei educadora, pois assumi um compromisso, não somente dos que se fazem ao realizar um juramento na conclusão de um curso de graduação, mas no que se consagra no intimo do coração, exaltado no sorriso e olhar curioso do descobrir, do saber, de tantas crianças que até mim chegarem.
Este é o legado de meu compromisso, em meio a tantos outros de tantas educadoras, assumido e registrado na minha particularidade de educadora.
E que este legado me guie a enxergar uma futura educação, na qual, professores, monitores e educadoras se movam a um único objetivo em comum, todos pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário