sábado, 6 de novembro de 2010

REUNIÃO DE PAIS???!!!!

PROJETO-REUNÃO DE PAIS: VEM VER O QUE É QUE TEM DE BOM?
ESTE PROJETO FOI ELABORADO PENSANDO EM TRAZER OS FAMILIARES DE NOSSAS CRIANÇAS QUE ATENDEMOS NO CEIM.... FICOU MUITO BOM, ALÉM DE ESTAR NOS DANDO SITUAÇÕES AS QUAIS NÃO ERAM ESPERADAS. ISTO SE DEVE TAMBÉM A INTEGRAÇÃO E PARCERIA DAS EDUCADORAS POR OBJETIVOS POR UM UNICO OBJETIVO EM COMUM......" O EDUCAR"...... A MINHA EQUIPE COM CARINHO. OBRIGADA... VERINHA, NEUZINHA, CECÍLIA, MARLY, SILVANA, LUCIAUREA, CLARICE, MARIZA E PATRICIA.... E AS NOSSAS MERENDEIRAS EUNICE E LOURDES....BEIJOCASSSS.
Introdução
Hoje muito se fala em educação infantil e as particularidades que a permeiam, uma destas se caracteriza na abertura das portas das instituições educacionais, abertura esta com o objetivo de tecer teias de integração e relacionamentos ligados ao bem estar do aluno e dos envolvidos.
 Uma entre tantas problemáticas de adequação recai sobre as reuniões de pais e responsáveis, onde existe a preocupação enquanto às instituições em torná-las mais participativas e dinâmicas, quebrando o paradigma contextualizado pelo mero processo avaliativo do aluno.
Atentando para este prisma o projeto “Vem ver o que tem de bom no CEIM”, oportunizará ampliar o acolhimento de familiares nas reuniões de pais e responsáveis, sabendo que este processo refletirá na realidade cotidiana de nossos alunos.    

Justificativa
Pensando no acolhimento dos familiares e buscando estendê-lo, o CEIM Santa Terezinha percebeu que poderia também ser revertido às reuniões de pais, uma vez que, estas reuniões possuem um montante considerável de falta de pais e responsáveis. A postura do projeto atuará nesta realidade, pautada pelo vínculo e integração família-aluno-educador-instituiçao educacional, buscando suprir maior adesão dos familiares.

Objetivos
·        Integrar os familiares ao cotidiano do CEIM;
·        Acolher os familiares;
·        Oportunizar aos familiares conhecimento sobre temas pertinentes ao desenvolvimento físico e sócio-afetivo dos alunos;
·        Refinar o vínculo família-criança-educador-profissionais que atuam diariamente CEIM;
·        Oportunizar ao educador demonstrar o trabalho que desenvolve no dia a dia;
·        Planejar palestras com profissionais ligados à saúde, alimentação, educação e demais.

            Etapas previstas
  • Reunião de Equipe visando definir a problemática para a formulação do Projeto – 05/08/2010
  • Elaboração do Projeto – 12/08/2010
  • Reunião de Pais – 14/09/2010

          Avaliação de processo
A avaliação será realizada no decorrer da execução do projeto através da participação e atuação da família diante às dinâmicas propostas; fotos do evento; depoimento da equipe da instituição e familiares e verificação de lista de presença.
     
Estratégias
·         Levantar sugestões dos familiares através de bilhetes temas de interesse a serem abordados nas reuniões.
·        Dividir em dois núcleos de grupos para a reunião de pais, uma data para os familiares do berçário l e berçário ll, outra data para os familiares dos grupos de materna l e maternal ll.
·        Levar para as reuniões temas pertinentes às necessidades dos grupos, previamente planejadas pelos educadores em comum acordo com a direção e coordenação pedagógica.


Recursos necessários:

Recursos materiais
·        Áudio visuais: tv/vídeo, radio/cd
·        Livros, apostilas e textos
·        Máquina fotográfica
·        Bilhetes
·        Lista de presença
·        Cartolina, caneta

Recursos humanos
·        Profissionais de formação em áreas específicas que serão abordadas


Nenhum comentário:

Postar um comentário